Visão Editorial

O Brasil possui um potencial turístico bastante diversificado, devido à sua extenção territorial. Como um dos maiores países do mundo, ele dispõe de áreas com diferentes culturas, climas e infraestruturas, o que possibilita a prática de diversos tipos de atividades turísticas, a exemplo do ecoturismo, turismo de massa e o rural. Reunindo diversas classificações é possível chegar a mais de 20 tipologias.

A Revista Turismo na Serra vem sempre em busca de publicar as tipologias que o estado de Pernambuco oferece, bem como o desenvolvimento e as potencialidades que tais atividades repercutem no Estado.

Entre as tipologias turísticas mais comuns praticadas no Brasil e em Pernambuco, contamos com o turismo de aventura (onde a adrenalina é o fator principal) e o turismo ecológico ou ecoturismo (voltado à apreciação da natureza), que são realizados em áreas naturais; há o científico ou de estudos e intercâmbio, que visa o aumento do conhecimento e a troca de experiências culturais e educacionais; o turismo de compras ou consumo, em locais cujos visitantes se interessem somente por produtos regionais ou de melhor preço postos à venda; turismo cultural, com o objetivo de conhecer a história de uma comunidade e seu patrimônio material e imaterial; gastronômico quando a viagem é motivada pela descoberta de novos sabores e para saciar uma vontade do paladar; turismo desportivo, para aqueles torcedores ou praticantes que gostem ou estejam envolvidos em uma competição esportiva; de eventos e negócios, quando o turista baseia-se na participação como espectador ou palestrante em algum evento ou está voltado à realização de atividades comerciais, profissionais ou promocionais; religioso, motivado pela fé popular em locais de grande importância religiosa; rural ou agroturismo, quando o visitante entra em contato com a rotina de um agricultor, participando de suas atividades e hospedando-se em sua casa; turismo de saúde e bem estar, para pessoas em busca de tratamento médico, seja ele físico ou emocional; turismo social, destinados àqueles que buscam formas econômicas de viajar; turismo de sal e praia, que é aquele que acontece em todo o período de férias ou feriado prolongado, de um grande público em direção ao litoral brasileiro, assim como outros tipos de práticas do turismo, os quais não são tão comuns.

A Revista Turismo na Serra é uma publicação mensal da E.Q. Marketing e Comunicação, sediada no Empresarial Difusora, Av. Agamenon Magalhães, 444, sala 510, 10º piso, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru, Pernambuco – CEP 55012-290.