O turismo pode renovar um município? O turismo pode realmente mudar a vida das pessoas?— Essas são algumas das perguntas que surgem quando falamos sobre o potencial de transformação que a implantação de atividades turísticas provoca em um local. A resposta para esses questionamentos é “sim” e o exemplo prático que comprova isso podemos ver aqui mesmo em Pernambuco, mais especificamente na cidade de Betânia, no interior do Estado.
Localizado a mais de 340 km de distância da capital, Recife, o município integra a microrregião do Sertão do Moxotó ao lado de outras seis cidades — Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia. Lá encontramos um cenário ideal para atividades de Turismo Ecológico e Turismo Rural, cenários deslumbrantes e paisagens que mostram a dualidade do clima sertanejo - o ocre que reina por todos os lugares no período de estiagem e o verde-broto que domina tudo durante os meses de chuva.
Um potencial turístico enorme, mas que não estava sendo trabalho até a chegada do Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Edivaldo Quirino. Convidado pelo prefeito da cidade, Mário Flor, Edivaldo foi responsável por definir e desenvolver estratégias e ações para realizar o grande desejo do chefe do executivo: utilizar o turismo como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do município.
O alinhamento de ideias entre o gestor e o responsável pela pasta foi essencial para que, em apenas 04 anos, Betânia testemunhasse uma nova realidade, saíndo de um quase anonimato (quando o assunto era “para onde viajar”) para figurar entre os destinos oferecidos por inúmeras agências de viagens em Pernambuco, em Alagoas e na Paraíba.
“O SERTÃO FAZ PARTE DA NOSSA RAIZ”
A fim de orientar os turistas, agências e grupos de visitantes, o Município elaborou um roteiro completo para três dias de estadia. Apresentando assim, uma amostra das atividades que podem ser feitas na cidade. Trilhas, visita a locais históricos, imersão no cotidiano das fazendas, passeios para conhecer mais sobre a fauna e a flora da região e um momento de contemplação em um dos pontos mais altos da cidade, com direito a pôr do sol, queijos e vinhos. Uma programação feita para celebrar a cultura, a história e as paisagens sertanejas e que vem agradando bastante o público.
Adeneide Melo, de 42 anos, fez parte de um dos primeiros grupos de turistas que o município recebeu e relembra com entusiasmo como foram seus dias na cidade. “Já estive pelo sertão, mas essa foi a primeira oportunidade que tive de conhecê-lo de fato. Fiquei surpresa com a diversidade do que é oferecido em Betânia, conseguiram mesmo montar um roteiro que é a cara do nosso interior. Com forró, história, natureza e a poesia das paisagens do sertão”, explica a comerciante.
Quando perguntada sobre os serviços oferecidos na cidade, ela não hesitou em elogiar o atendimento. “A gente vê que é uma cidade que tem muito a crescer, mas já oferece hospedagens aconchegantes, atividades variadas, condutores de turismo capacitados…todos muito simpáticos, o que agrega demais a experiência. Nosso grupo foi bem acolhido durante toda nossa estadia”, ressalta ela.
Segundo Adeneide, um destino como esse não só apresenta o interior do Estado para uma parcela do público que desconhece sua exuberância, mas também ajuda a população a se reconectar com parte de sua história. “O sertão faz parte da nossa raiz, faz parte de nós”, conclui.
A experiência em Betânia superou também as expectativas de Felipe Pereira, fundador da agência de viagens Planeta Turismo, que participou recentemente do 1º Famtour de Betânia. Ele admite que ficou surpreso com a riqueza natural e cultural do município. "O que vi em Betânia foi algo indescritível, único, cada paisagem era ímpar", afirmou. Seu entusiasmo em proporcionar aos outros a mesma experiência que teve foi o que motivou a Planeta Turismo a investir em um nicho pouco usual para a agência.
“Não costumamos trabalhar no segmento do turismo de aventura, admito que foi um desafio para mim atrair esse novo público, mas tudo valeu a pena. Consegui reunir um grupo de 23 pessoas e vivemos experiências únicas por lá. Recebi um feedback muito positivo de todos que participaram”, conta Felipe.
Ele destaca também a importância de iniciativas como esta, que desenvolvam o turismo em Pernambuco para além do litoral do Estado. "Nosso interior é riquíssimo e precisa ser descoberto. Está cheio de destinos para os amantes do turismo de aventura e contemplação, e para qualquer pessoa disposta a mergulhar na riqueza cultural, gastronômica e ecológica do interior pernambucano”, concluiu ele.
AS AÇÕES DESENVOLVIDAS
Ao longo dos últimos anos foram feitos na cidade trabalhos de levantamento de potencialidades, mapeamento dos produtos e serviços do setor, sinalização de trilhas, revitalização de estradas e promoção de cursos de capacitação, entre outras ações. Tudo com o objetivo macro de colocar Betânia com destaque no roteiro turístico do Estado.
Gerar mais emprego e renda através do turismo é o principal objetivo do projeto, explica o prefeito Mário Flor. “O turismo é um agente transformador capaz de gerar um impacto muito positivo na economia de uma região. Isso porque, ele está intimamente ligado ao consumo de bens e serviços. Logo, investir no turismo é investir na ampliação dessa demanda, o que resulta na geração de mais empregos diretos e indiretos”, disse o gestor municipal.
O projeto contribui também com o processo de interiorização do turismo, oferecendo aos visitantes de todo Brasil a possibilidade de conhecer ainda mais o sertão nordestino e as belezas pernambucanas que vão além do litoral. “Encontramos aqui um cenário perfeito para desenvolver atividades de turismo rural, ecológico e cultural. Unindo aventura, vivências na natureza e história em uma programação variada, capaz de atrair públicos diversos. Tudo isso de forma sustentável e utilizando mão de obra 100% local”, comenta o secretário Edivaldo Quirino.
Somente após todas essas etapas, quando o município percebeu que estava realmente apto a receber turistas, foi iniciada a etapa de efetiva divulgação do local. O mote da campanha? Não poderia ter sido mais verdadeiro: Destino Betânia, a novidade do Sertão.
O município investiu em peças de divulgação físicas e digitais, atraindo mídia espontânea para o local, e realizou um Famtour com agências selecionadas de forma estratégica. Antes de finalizar o lançamento das peças, grupos inteiros já entraram em contato pedindo indicações e contatos de hospedagens e guias. Confirmando que sim, a campanha estava sendo um sucesso.
Desde então, o município segue recebendo visitantes regulares e incentivando os setores de passeio, hospedagem, alimentação e comércio, a fim de que a população se beneficie do aumento de fluxo de turistas. “Quando bem trabalhado, o turismo é uma excelente fonte de renda para os municípios, sendo, ao mesmo tempo, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local. Que além de trabalhar no trade turístico, pode desfrutar melhor das vivências que sua cidade oferece”, finaliza o secretário Edivaldo Quirino.
TEXTO _Wanessa Pimentel | IMAGENS_Lucas Eurico
Comments