top of page
  • Foto do escritorsiterevistaturismo

Como a arquitetura influencia no turismo ecológico?




Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e preservação ambiental, a arquitetura e turismo ecológico são aliados para a proteção de paisagens sensíveis. O turismo ecológico oferece experiências imersivas na natureza e vem sendo destaque, ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil. A arquitetura tem um papel fundamental na criação de estratégias e melhor aproveitamento dos recursos naturais , sendo possível criar projetos que não apenas harmonizam com o espaço como também valorizam e preservam o entorno.

Essas intervenções arquitetônicas em paisagens sensíveis, como montanhas, praias e reservas naturais , requer uma abordagem cuidadosa e planejada. Nesse caso, a arquitetura vai além da estética. O arquiteto projetista precisa ter um olhar sensível entre a edificação e o entorno, para que a intervenção enriqueça a paisagem natural e não crie um contraste negativo ou impacto ambiental. O desafio é encontrar o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento turístico.

A arquitetura sustentável, além de minimizar os impactos ambientais, promove o bem estar de quem irá ocupar a preservação dos elementos naturais existentes. A estratégia é usar materiais locais e ecológicos, técnicas e métodos que busquem eficiência energética, sustentabilidade e respeito à cultura local. Algumas soluções para esse tipo de arquitetura é o reaproveitamento de água, energia solar, materiais biodegradáveis e ventilação natural, que quando bem aplicada promove experiências únicas para os turistas tornando o destino ainda mais atrativo.


No Nordeste, onde o turismo ecológico tem crescido, essa abordagem é crucial para manter a autenticidade das paisagens naturais. Exemplo disso são os eco resorts e lodges espalhados pelo país. Em Pernambuco, temos a fazenda turística Lago São Francisco, localizada em Garanhuns, onde as edificações foram projetadas de acordo com desníveis do terreno, uso de madeira, pedras locais , garantindo que a fauna e a flora continue a utilizar seu habitat de maneira segura, ao mesmo tempo em que proporcionam conforto e beleza aos visitantes.


À medida que a demanda por turismo ecológico cresce, a responsabilidade dos arquitetos e urbanistas também aumenta. A arquitetura ecológica, quando bem executada, não é apenas um instrumento de desenvolvimento, mas uma poderosa ferramenta de conservação que traz benefícios tanto para os turistas quanto para o planeta.





Crédito das imagens: 01-Freepik.com / 02,03 - Lago São Francisco-Garanhuns/PE

Comments


bottom of page